A Cruz da Menina – Conheça a cidade de Patos -PB

9 07 2008

Gente, nós fomos esses dias para Sousa no sertão paraibano e passamos pelo Santuário da Cruz da Menina, como é chamado.

Uma das potencialidades turísticas do Sertão paraibano está na rica religiosidade popular.
Em cada cidade é possível encontrar uma referência religiosa que serve de visita para romeiros e turistas interessados em conhecer um pouco mais sobre a cultura local. Em Patos, às margens da BR 230, talvez esteja o mais representativo desses pontos. O Santuário da Cruz da Menina é hoje um local de peregrinação que atrai milhares de visitantes a cada ano, espalhando a fama do episódio ocorrido ali tempos atrás e fazendo de Patos o epicentro religioso da região.

No ano de 1923, um casal de retirantes de passagem por Patos confiou a adoção de uma das filhas a uma tradicional família patoense. Depois de muito sofrimento, ocasionados pelos maus-tratos e espancamentos constantes, a criança veio morrer. O pai adotivo, então, resolveu ocultar o cadáver em um local ermo, próximo à sede da cidade. Descoberto o crime, a população construiu uma cruz; e, hoje, o município transformou o local do achado macabro em um importante centro de romarias, que representa um dos mais importantes centros turísticos religiosos do Estado.

Conta a história que um agricultor fez uma promessa à menina, pois havia uma grande seca assolando a região, para que fosse encontrada água a fim de matar a sede dos animais que já morriam nos pastos. Ele orou para que no chão de sua propriedade jorrasse água, o que teria acontecido tempos depois. O acontecimento, tido como um autêntico milagre, foi retribuído com a construção da capela que hoje serve de templo de orações à menina Francisca.

A capela se transformou num grande templo de orações. À margem da estrada que liga Patos à Pombal, pela rodovia BR- 230, encontra-se o santuário conhecido popularmente como “A Cruz da Menina”, local de permanentes romarias, e atração turística, beneficiado com a construção de um moderno parque constituído de cobertura de alumínio (sobre a capela erguida em memória do trágico fato ocorrido em 1923), salas de ex-votos, casa das velas, altar externo, ao pé de uma cruz com 10 metros, lanchonete, lojas de “souvenir”, teatro de arena, passarelas e jardins.

Fonte: Governo da Paraíba

Veja a galeria de fotos que fizemos, clickando na imagem abaixo:

Santuário Cruz da Menina
Ações

Information

28 responses

22 09 2009
GILSON MARQUES

ESTIVE NESSE LUGAR SANTUÁRIO CRUZ DA MENINA ; SENTI MUITA PAZ NESTE LOCAL DE ORAÇÃO ; FIZ MEU PEDIDO E SEREI ATENDIDO SE DEUS QUISER GILSON MARQUES RADIALISTA SUMARÉ SP

25 02 2010
Vanusa Silva

Gente também já estive nesse lugar, é lindo!

25 02 2010
Antonio Souza

Apesar de ser paraibano,nunca tinha tido conhecimento dessa historia da cruz da menina.Moro em São Paulo e todo dia entro na net pra saber de noticias da minha PARAÍBA atraves do jornal correio da Paraiba e so agora tive conhecimento.E vi q o padre Gaspar Rafael está tbm empenhado nesse caso,pois ele é amigo de minha familia e frequenta a casa de minha mãe.

3 06 2010
rayssa

eu ja fui na paraiba ma nunca visitei a cruz da menina mas ja escutei a historia é trite de mais

26 07 2010
Ana Luzia

E msm viu Rayssa

20 07 2010
MARILENE F

HISTORIA DA MORTE DA MENIMA QUANDO COMESSOU FOI NO CITO DE POSSO QUANDO A MARIA ZABEL ALVES MARTIS PEDIU PARA A MENIMA NAÕ SAI DE CASA QUE ELA TINHA QUE SAI QUE A MENIMA FICASE EM CASA E NAÕ SAISE FOI QUE ELA A MARIA F PEREIRA DE LIRA SAIU PARA BRINCA COM OUTRAS CRIANÇAS QUANDO A MADASTA DELA CHEGOU EM CASA ELE TINHA SAIDO FOI QUE A MARIA ZABEL A MARTIS PEGOU UM PAU E METEU NA CABESA DA MENIMA QUANDO ELA CAIU NO CHAO AMARIA F P DE LIRA DESMARADA ELES OJOSE A PEREIRA DE LIRA E A MULHER DELE A MARIA ZABEL ALVES MARTIS COMESSARO CORTAS OS BASSOS PERNAL CABESA ESQUATEGOU A MARIA F PEREIRA DE LIRA E COLOQUO LEA DENTRO DE UM SACO E FORO GOJA ELA NA SERRA DE PATOS PB FOI QUANDO EM COMTARO ELA A MARIA F P DE LIRA DEPOIS DE UMA DIAS ELA AMARIA FRANSICA P DE LIRA FOI RECOMECIDA POR A MENINA MILAGOSA DA CRUZ DA MENIME DE PATOS PB ELE O PAI DA MENIMA E A MADASTA FUGIRO FORO POCURADOS DELA A FEDERAL HOJEM EM DIA ELES SIM PASSA POR OUTRAS PESSOAS NA CIDADE DE TEIXEIRA PB E SAÕ FORAGIDOS ESSES ANOS TODOS POR QUE ELES MATARO A MARIA F P DE LIRA DEPOIS ELES MUDARO O NOME DELA PARA M F MARTIS E O DELES PARA JOSE ANTONIO MARTIS ALVES O DA MADASTA E MARIA ZABEL ALVES MARTIS OS ASSACINOS DA MENIMA DA CRUZ DA MENIMA DE PATOS PB

28 07 2010
maria jr

quando eu tinha 10 anos de idade eu pezeciei uma vizaõ da menima da cruz da menima quando eu estive no local que ela estava na capelinha eu vim emvizoes ela mim pedido a juda para devenda tudo que acomtesseu com ela e hora eu estou no luga dela naõ estou morta mais estou passando tudo que um dia ela passou com opai e amadasta dela eles esta mim crucificado por eles descubiro que eu ovim toda comvessa deles arespeito da morte da maria francisca martis como eu naõ sei eles juntaro apopulacaõ para itefiri na historia falando que eu era amenima que eu tinha iganado os fiez por que eu sei de tudo que eles fizero e eles estaõ fazendo de tudo para a historia ser verdadera e fala q1ue amenima esta viva para sem livra da curpa da morte dela e ser inocente…maria

21 07 2010
mr

quando eu tiver comicimeto do fato da morte da menima que eu ovim quando a madasta dela falou que naõ pordia e la na cruz da menima que naõ ia aguetar que saber que foi ela que matou a menima a maria francisca martis que ia la sim o jose antonio m alves juntasse crianças para e junto para neguem descubri qem era eles depoi eles os pais dela juntaro pessoas para ajudar eles no qrime falando que foi um acidente fomaro um historia falando que a menime naõ tinha morrido que eles pidiu a juda da populacaõ que a federal paraci as ivestigasoes que a menime naõ tinha morrido que ia descubri a onde ela estava que eles fala que uma criança vizanaria que ela tinha que morre junto a populacaõ para espussa ela da cidade de teixeira apedegada mandaro violetar ela em dois mil edois manda espanca fala que vai mata ela do mesmo jeito que matou m farancisca p de lira comesida por a menima milagasa da cruz da menima de patos eles os pais dela a madesta e o marido q o pais da menime esta fazendo outras vitimas da violecia deles mf eles falaro que ia mata a mf como mataro a maria francisca martis eles estaõ foragidos derno da morte da menima e fazendo os mesmos qrimes eles manda pessoas difuga a historia como nada tenha acomtecido eles mosta uma foto da menima toda difigurada ecucificada por eles efala que vai fazer com outra criança tudo que fizero com a menima eles vaõ fazer com mf a filha por quie ela viu tudo que eles falava da morte da maria f martis com eu estou ovindo tudo que a populacaõ de teixeira esta fazendo com mf por que eles pidiro a juda de todos falando que foi um acidente que a maria zabel a martis que era a madasta da menime naõ tinha curpa que estava fazendo tudo isso com a mf por que ela butou a boca no tambode q

21 07 2010
mr

outra vitima da violecia da madasta e do pai da menime da cruz da menima a marilene ferreira eles falaro que ia mata a marilene do mesmo jeito que mataro amenima da cruz da menima que ela sabia de mais que ia junta a populacaõ para espusa ela da cidade de teixeira a pedegada e ia deixa ela na rua para a populacaõ mata que eles sim passa por outra familia mesmo derno da morte da menima da cruz da menima qem integasse eles eles fazia a mesma coisa que fizero com a maria farncisca martis a menima da cruz da menima de patos pb que o nome dele era o jose antonio pereira de lira e da madasta era maria zabel alves martis que eles fizero isso mesmo que niguem e descubri que eles tinha feito isso que fazia muitos anos que eles ga tem outra idetidade a madasta e maria zabel a martis o pai e jose antonio martis alves eles esta sim passando por esses nomes em teixeira pb

26 07 2010
Ana Luzia

Moro em Patos-Pb,ja fui várias vezes na Cruz da Menina,tenho uma coleção dos livros dela e adorei a sua história…Sei onde ela morava onde ela foi assacinada e tbm sei o qt ela se sentia mal quando era maltratada.Mas nunca tive a chance de conhecela

9 08 2010
FATIMA G.MELLO

Fui pela 1ª vez na Cruz da Menina e fiquei comovida com sua história e tenhofé de que irei alcançar uma grande graça com a Sta. Francisca.

12 10 2010
fábio batera

nossa o santuària da cruz da menia esse anbiente para me quando fui visitar pela aprimeira vez eu senti aquela senssação como se fosse um lugar que só sentia apaz iterior dentro de me na quele momento na minha imaginaçâo só podia ser o cèu era o paraiso ………. ass.fabio batera malta pb

25 12 2010
carlos a.r.da costa

meus pais moram em patos,eu e minha esposa e filha,moramos em ribeirâo preto sp,guando nòs vamos a patos,nòs temos um grande orgulho de ir na capela,pedi a ela muitas graças e pas a nòs,ea todos nossos familiares,gue ela realise todos os nossos sonhos.amem.

10 01 2011
arthur

eu tenho 9 anos e fui a cruz da menina com 4 anos de idade num passeio da escola e eu fiquei pegando numas pedras que tinham lá e depois a profª falou que naquelas pedras a menina foi morta e eu fiquei chorando com nojo e hj eu tenho orgulho de ter tocado naquelas pedras

10 02 2011
mdf

quando eu tiver nossaõ de tudo isso que estava sim passando que muitas pessoas deixa seu depoimetos e fala um pouco da historia da menima que foi em comtada em patos paraiba no meios dais pedras eu fico muito contente de ver tudo que ela toce para todos uma esperancas de cura eu fui uma pessoa que sabia que ela um dia ia mosta a revelacaõ dqais pessoas que fizero isso com ela que deus faca juticia como dever ser etc

24 02 2011
Manoel Medeiros

Eu queria que alguem me mandase uma foto local

25 02 2011
marilene ferreira

eu marilene f estou sabendo de tudo que esta sendo pubicado a respeito do meu nome eu sou uma pessoa que ga foi na cuz da menina a muitos ano atraz eu chegei a com esser a historia dela pessuamente e com esso ais pesspoas que falau que a madasta e o pai dela que mora aqui em teixei pb e do mesmo jeito que eles fizero com a maria francisca alves pereira(com esida por maria francisca alves martins) filha do jose antonio pereira de lira(antonio martins alves) que mora Teixeira pb com a sua mulher a madasta da menina a maria zabel alves martins… sim passando por outra familia pr naõ ser dicuberto que eles fizero isso com a menina da cuz da menina etc

18 05 2011
rivando

la é muito bom

23 05 2011
ademar angelo

esse satuario é maravilhoso e tem uma grande paz la. venha vc tambem , conheça e veras e sentirás muita paz…

23 05 2011
ademar angelo

TODO DIA 12 DE CADA MES TEM SANTA MISSA EM HOMENAGEM A MORTE DA MENINA FRANCISCA, VENHA E VEJA MUITOS MILAGRES QUE MUITAS PESSOAS JA ALCANÇARAM PELA INTERCESSAO DA MENINA FRANCISCA. VENHA PEDIR MILAGRES PELA INTERCESSAO DA MENINA FRANCISCA

27 06 2011
EDUARDA GOMES DA SILVA.

E UMA HISTORIA MUITO DOLORIDA, A MADRASTA ERA MUITO MAL COM A PEQUENINA FRANCISCA, COM APENAS 9 ANOS,ELA A MADRASTA UMILHAVA A PEQUENINA,A MADRASTA MERECE UM CASTIGO MUITO GRANDE,IR PARA O PULGATORIO,EU MORO NA CRUZ DA MENINA E LA È MUITO BOM,VÔ NA CAPELA DELA TODOS OS DIA È REZO O TERÇO POR MIN È POR ELA.

17 07 2011
IRAN

ESSA HISTORIA É MUITO TRISTE EU MOREI EM PATOS ATÉ MEUS 9 NOVE, ANOS DE IDADE DEPOIS FUI PARA SÃO PAULO FUI VIVER LÁ HOJE TENHO 32 ANOS DE IDADE É AINDA ATÉ HOJE MI EMOCIONO COM A HISTORIA DELA UM DIA EU VOU VOLTAR LÁPARA VER NOVAMENTE ELA Á NOSSA SANTINHA DE PATOS PB.

26 10 2011
joseane

É uma história linda e verdadeira, pois ja tive muitas vezes em patos, ja fui conhecer a cruz da menina, e meus avós me falavam tambem, a menina francisca era uma menina linda, e agora que virou santa esta sendo muita mais linda, pois esta ajudando pessoas que acreditam nela assim como eu.

3 01 2012
URBANO MEDEIROS - MAESTRO E MÚSICO

UM LUGAR ABENÇOADO!!!! MUITAS PESSOAS SE CONVERTEM AÍ. MUITO GRATO POR DIVULGAREM ESTE LUGAR SANTO.
BEIJOS,
URBANO MEDEIROS E FAMÍLIA

27 01 2012
gisele

minha mae foi a esta cidade ia primeira visita foi na cruz da menina e ela ficou muito comovida com a historia

11 08 2012
Arnaldo Windson

Eu!Arnaldo Windson, juntamente com o poeta Hellyo Viturino,somos autores do poema O ALTO DOS MENINOS.Nós escrevemos a História de uma tragédia que aconteceu no Povoado Joazeiro municipio de Parelhas-RN no ano de 1944.No dia do lançamento do poema,nos falaram sobre essa história da MENINA DE PATOS.Eu gostaria de saber quem nos autoriza a escrever essa história em poema?
Se quiserem conhecer o Poema o Alto dos Meninos;digite no youtube.com e vejam o meu tarbalho.

27 03 2013
edilson

moro em são paulo mas sempre visito todos os anos!!!

5 05 2013
Francisca Araujo

moro em sao bentinho,
ja fui varias vezes e mim sinto em paz comigo mesmo ……….
meu coracao se enche de paz…………..
so devota de santa francisca e ela e minha santa protetora e minha quiar e creio que com ela eu estou segurar……………………………….
obrigada por tud minha santinha
amen

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

