A Língua Portuguesa agradece – Parte 4

27 05 2008

A gente quer deixar você por dentro dessa língua tão bonita e ao mesmo tempo tão cheia de coisinhas particulares.
Vamos a mais algumas dicas pra gente enrriquecer o nosso vocabulário:

– Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA.
* “FAZ dois anos que não o vejo“ e não “FAZEM dois anos”
– “HAVIA muitas pessoas no local” e não “HAVIAM”
– “PODE HAVER problemas” e não “PODEM HAVER….” (os verbos fazer e haver são impessoais!!)
– PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA
– A PARTIR e não À PARTIR
* O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO.
– POR ISSO e não PORISSO (muito comum nas páginas de recado do orkut, junto com o AGENTE pode marcar algo… Se é um agente, ele pode ser secreto, aduaneiro, de viagens…)
A GENTE = NÓS
* Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, para mim comprar ou para mim comer…
– Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com “uma dó”; a palavra dó no feminino é só a nota musical (do, ré, mi, etc etc.)

Enviado pela internauta: Elisângela Costa

ddd@obrademaria.com.br

Ações

Information

One response

27 05 2008
ulistats

😀

Coitados dos orkutianos ou dos msneanos [?]. Quero ver o dia que precisarem escrever corretamente. Dignamente.
Nossa mente guarda muito profundamente as coisas e a correção se torna difícil à medida que o tempo passa.

😀

Deixe um comentário

