Conheça São Paulo do Potengi – RN

18 09 2008

Foto: Praça central da cidade

A Comunidade Obra de Maria, a nossa comunidade realizará em São Paulo do Potengi o I POTENGI FÉ com trio elétrico pelas ruas da cidade, neste dia 21 de setembro a partir das 17hs.

Além de nós, quem vai estar fazendo a galera louvar muito a Deus é a cantora Jake que virá de São Paulo – SP pra fazer todo o povo de Deus pular muito numa grande festa…

Mas vamos agora conhecer um pouquinho desta cidade:

Histórico

Em 1909, um comerciante de nome Urbano de Araújo fixou residência no povoado de São Paulo, pertencente ao município de Macaíba, construiu vários armazéns e começou a participar do desenvolvimento da localidade, onde incentivou a criação da feira e fez com queseus antigos vizinhos e amigos também mudassem para o povoado de São Paulo.

A população do povoado começou a crescer e, em 1912, a intendência de Macaíba reconheceu o núcleo populacional como povoado de São Paulo.

Pelo Decreto 603, de 31 de dezembro de 1938, o povoado passou a ser reconhecido como Distrito de São Paulo do Potengi, por causa do rio que banha a cidade. Em 30 de dezembro de 1943, por meio da Lei nº 268, São Paulo do Potengi foi desmembrado de Macaíba, tornando-se município independente.

População (Censo 2000, IBGE)

População total: 13.822 habitantes
População urbana: 9.899 habitantes
População rural: 3.923 habitantes
Homens: 6.870
Mulheres: 6.952

Monumento dedicado ao Monsenhor Expedito – Profeta das Águas

Ações

Information

37 responses

23 08 2009
ASSIS

ORGULHO DE ESTAR VENDO O PADRE Q ME BATIZOU A 42 ANOS

26 08 2010
ELEONILSON DA SILVA

linda essá cidade pesquei muito nessá barragem mais garrancho

8 09 2009
Oscar Bento

Sou Galego da Cerpal, gostei muito das fotos desta querida cidade. Um abraço a todos.

17 09 2009
CRISTOVAO ALENCAR

SAO PAULO DO POTENGI CIDADE ONDE EU NASCI ADOREI EM VER A ESTATUA DO NOSSO PADRE
MONSENHOR O BALOARTE DA NOSSA HISTORIA CRISTÃ PADROEIRO DE NOSSA TERRA DE PESSOAS
HUMILDE HOSPITALEIRAS TRABALHADORAS TENHO MUITAS LENBRANCAS DO MEU PEDAÇO DE CHAÕ

19 09 2009
ANA COSTA DE AQUINO

SOU NASCIDA EM 07-04-22, FILHA DE LUIZ COSTA VIEIRA E JOSEFA LOPES DA SILVA, HJ ESTOU COM 87 ANOS, TENHO 5 FILHOS TODOS NASCIDOS EM PARNAMIRIM, ESTOU EM SÃO PAULO DESDE 1968.
GOSTARIA QUE FOSSE PUBLICADA FOTOS DA RUA DA BAIXINHA.

ABS

21 11 2009
César Max de Azevedo ( Rubilim )

Espero um dia conhecer essa cidade tão comentada por meus amigos que aí residem. Eles falavam muito bem da mesma, os mesmos trabalharam comigo em São Paulo-SP. são eles: Ramalho, Zezinho, Moré, Gilson ( irmãos ), Chicão, Adevânio ( nenem ), Lavosier e Lamunier ( irmãos ). Se por ventura alguém ver esse comentário e conhecer algum deles por favor me avisem. Grato.
César Max, Jardim do Seridó-RN

30 12 2009
Raimundo Alves

Caro amigo Cesar Max conheço os dois irmãos Lavosier e Lamunier, que por conhecidencia ambos estao aqui em Sao Paulo do Potengi passando festa de fim de ano com seus pais, Lamunier chegou a pouco tempo com familia, devendo retornar agora em janeiro 2010.

4 01 2010
janeide

É, REALMENTE É UMA CIDADE MARAVILHOSA, NASCI EM BARCELONA, MAIS AMO DE PAIXÃo SÃO PAULO DO POTENGI, PENA QUE ESTÁ FICANDO ESQUECIDA PELOS GOVERNANTES QUE HJ SE ENCONTRAM, MAIS É UMA CIDADE LINDA.

4 01 2010
jan

Veja como o ex prefeito Naldinho deixou a cidade, linda, maravilhosa, precisamos novamente de alguem que olhe pela nossa cidade.
está um caos.
mais fazer o que? o povo quiz assim

30 01 2010
lucia silva

vc tá cega? colque um óculos pra enxergar melhor!!!!!!!!!!!!!!!

18 02 2010
jan

LUCIA, NAO ESTOU CEGA NÃO, VC QUE NAO ESTÁ QUERENDO ENXERGAR, ME DIZ UMA OBRA QUE ESSE PREFEITO FEZ EM SAO PAULO DO POTENGI NESSE ANO DE 2009, VC PODE ME DIZER, NALDINHO MESMO AFASTADO ESTÁ TRABALHANDO POR ESSA CIDADE QUE ESTÁ DESPREZADA.VC DEVE SER ALIADA DELE.

15 12 2010
ELEONILSON

VOUTES

25 09 2010
MANOEL JOAQUIM

voces derrotados nao tem jeito mesmo sera que voces nao vao se acostumar nunca com a derrota naldinho ja era foi uma nuvem passageira kakakakakakaka

15 12 2010
ELEONILSON

ELE ROUBOU FOI MUITO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

20 01 2010
joanes

gostei muito dessas fotos da minha querida cidade sao paulo do potengi]
abraço para todos

24 01 2010
CRISTOVAO ALENCAR

TENHO BASTANTE SAUDADE E LENBRANÇAS DO PADRE MONSENHOR ESPEDITO
MEUS PAIS O SEU CHICÃO COMO ERA CONHECIDO MINHA MAMAE QUE HOJE MORA NO ANDAR DE CIMAR PEÇO A VOCEIS AUTORIDADES POLITICAS PREFEITOS VERIADORES DEPUTADOS PRESIDENTE DE BAIRRO QUE FAÇA UMA ANALISES DESTAS PESSOAS QUE FISERÃO A HISTORIA DESTA CIDADE TEM MUITOS NOMES PARA SER LENBRADO COMO PRAÇA CRECHE RUAS AVENIDAS CAMPOS DE FUTEBOL VIADUTOS E ETC ISTO CONTINUA FASENDO A NOSSA HISTORIA DO NOSSO POVO QUE NÃO ESTÃO NO NOSSO MEIO SO NA MIMORIA OBIGADOR POR LER ESTA MENSAGEM

8 03 2010
Joanes

adorei minha cidade q naci a estatua de monsenhor q fica de frente para igreja
sinto saudade da minha terra

10 03 2011
alcino menezes

eu acho que fomos amigos de infancia, conheci um amigo chamado joanes

31 03 2010
Ricardo

São Paulo do potengi, tenho antigas boas lembranças desta cidade quando criança morava no sitio formigueiro [barcelona] e ia com o meu avô aos domingo para feira que saudade!

13 04 2010
priscilla

eu adoro essa cidade linda e maravilhosa a pessoas ao humildes e acolhedoras com todos os visitantes que chegam na cidade

16 04 2010
madalena

eu adoro essa cidade

15 12 2010
ELEONILSON

OI GATINHA MADALENA SEU NOME E MUITO LINDA PRAZER

25 04 2010
kennedy

eu adorei conhecer esta cidade, tem muita gente boa. eu sou de são paulo sp e fui com minha esposa passear e adorei conhecer natal, as praias de pitangui,ponta negra. adorei passear no sitio arisco e lagoa de velhos,rsrsr.

25 05 2010
Cícero Robério Pereira de Azevdo

Sou Filho de Luiz Lino de Azevêdo e Francisca Pereira de Azevêdo. Meu pai é Filho de Miguel Clementino de Azevêdo e Maria Garcia de Medeiros, ambos moraram no Povoado de Majiricão, municipio de São Paulo do Potengi, meu pai fala que seu avô era Olimpio Soares de Azevêdo, casado com Antônia Maria da Conceição de Azevêdo, ambos nascidos em Jardim do Seridó, precisamente na Serra Rajada, vieram para São Paulo do Potengi entre os 1890 e 1900 fugindo da seca, onde compraram a Fazenda Majiricão, pertencente ao Padre Malaquias, a fazenda tinha uma legal de comprimento por 400 braças de largura, nesta mesma epoca veio o seu primo Leonel Dantas que compraram a fazenda Curicaca. A Familia Azevêdo era conhecida ai como Olinto, por exemplo meu avõ era Conecido como Miguel Olinto, Meu Pai Luiz Olinto, meus tios José Olinto, Miguel Olinto, Chico Olinto, Margarida Olinto etc. gostaria de saber realmente se ainda existe parentes ai por São Paulo do potengi ou lá no Manjiricão/

28 05 2010
Regina Rocha

Tema:” Solidariedade Viva”!
Que bom acalentarmos e cultivarmos a razão da memória de um povo. São Paulo do Potengi , uma cidade que vive a solidariedade das suas memórias;povo,gente. São homens,mulheres e crianças embalados em lembranças de um passado que desperta o presente a crer num futuro de igualdade social, e razão solidária de dias melhores, onde todos se sintam um.Reflexão de uma simpatizante e admiradora das bençãos de Deus, a um povo acolhedor, da cidade de São Paulo do Potengi.

30 05 2010
José Mendonça (Natal/RN)

A Paz do Senhor Jesus!
Quando morava em Redenção, municipio de Santo Antonio(Salto da Onça), já tinha o desejo de conhecer São Paulo do Potengi. Naquele tempo (DÉCADA DE 60,70) ouvia muito falar dessa cidade na Rádio Rural. Tenho uma amiga de faculdade (1987), que é de lá, seu nome é Maria do Céu (MARA, ex-vereadora), gente fina, e mais umas 3 pessoas. Um dia a conhecerei.

26 08 2010
ELEONILSON DA SILVA

ESSÁ CIDADE E BOA DEMAIS PARA PULAR CARNAVAL

26 08 2010
ELEONILSON DA SILVA

TENHO MUITO ORGULHA DA MINHA CIDADE QUERIDA,MAIS VOU PULAR CARNAVL EM 2011 SE DEUS QUISER

26 08 2010
ELEONILSON DA SILVA

UM BEIJO PRA MINHA MÃE QUERIDA DE SÃO PAULO DO POTENGI BEIJOOOO EUM ABRAÇO PRA MINHA IRMÃ QUERIDA LARISSA TIAMO DE CORAÇÃO

26 08 2010
ELEONILSON DA SILVA

DIA 11 EU APAREÇO AI GALERA EU MORO AQUI EM NATAL VALEU ABRAÇO

29 08 2010
BENTO

Morei em São Paulo do Potengi entre 1993 e 1996, quando trabalhei no Banco do Brasil com Dema, Naldinho, Ivan Vaz, Zé Virgínio, Araken, Mucio, Henoc.. entre outros. Conheci e conversei algumas vezes pessoalmente com o Monsenhor Expedito, uma pessoa realmente iluminada. Lembro-me daquele período da minha vida com muita saudade. A cidade é de fato MARAVILHOSA. Hoje moro em Rondônia, do outro lado do país, porém tenho planos de um dia voltar a SPP para mostrar a minha filha, a cidade em que vivi . Parabéns aos naturais de SPP!

21 09 2010
BRANCO

NAO É RIO DE JANEIRO MAS,É MARAVILHOSA.AMO DE CORAÇÃO MINHA CIDADE,SÓ FICO TRISTE QD AS PESSOAS CONFUNDEM AMIZADE COM POLITICA E É POR ISSO, QUE SÃ PAULO DO POTENGI ESTÁ PERDENDE SEU JEITO DE SER:UMA CIDADE DE PAZ E AMOR,ALEGRIA,FELICIDADE…..QUE NOSSO PADRE EXPEDITO INTERCEDA POR NÓS LA DO ALTO,PQ AQUI EM BAIXO A COISA TA FEIA. ESTOA ESQUECENDO OQ MONSENHOR ENSINOU,AS PESSOAS ESTOA BRIGANDO POR CARGO E ESTATO SOCIAL QUE PENA MINHA GENTE.

21 09 2010
BRANCO

AMIGOS,DEIXEM DE LADO A POLITICA E VAMOS CONTINUAR EM PAZ,Q FOI Q APRENDEMOS DO MONSENHOR?SO AMOR AO PROXIMO E É ISSO Q ESTAO FAZENDO?A POLITICA PASSA E OS POLITICOS CONTINUAM POLITICOS E NÓS?CONTINUAMOS AMIGOS?PENSEM NO AMOR,NA AMIZADE…….

15 12 2010
ELEONILSON

OLÁ MEU POVO DESSA CIDADE TÃO LINDA ESTAREI AI DI 24 DE DESEMBRO
PASSANDO O NATAL COM VOCÊS ABRAÇO

11 07 2011
manoel danubio neto

olá todos de spp,um grande abraço a todos que ai residem nesta linda cidade,tenho muitas saudades desta linda cidade na qual passei toda minha juventude,onde joquei na seleção de futebol de salão com amigos como.chula,naldinho,erivan de seu elino,valmir,jairo,rubéns,elias e neto.
resido em macapa mas sinto muita saudades desta linda terra.

9 12 2011
luana pereira da slva

quero volta……….mais em março estarei ai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!bjos a todos………

7 03 2012
neto de cristina

bento aqui quem vos escreve e neto de cristina fico feliz em voce enaltecer minha cidade sao paulo o potengi a cristina manda abraço

Deixe um comentário

