Quarto defeito de Jesus: Jesus é um aventureiro.

2 10 2008

Um dia eu encontrei um modo especial de ver a vida do meu mestre. Peço a sua compreensão, pois o que vou afirmar aqui, diante de você, pode parecer até uma heresia: “Abandonei tudo para seguir Jesus, porque amo os defeitos de Jesus”.

Quem cuida da publicidade de uma empresa ou se lança como candidato em um tipo de eleição, geralmente, faz uma programação bem precisa, com muitas promessas.

Nada de semelhante acontece com Jesus. A sua propaganda, analisada humanamente, é destinada ao fracasso.

Ele promete, a quem o segue, julgamentos e perseguições.

Aos seus apóstolos, que deixaram tudo por Ele, não garante nem o sustento material nem uma casa pra morar; mas apenas partilha do seu mesmo estilo de vida.

A um escriba desejoso de se tornar seu seguidor, responde; “as raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos; mas o Filho de Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mt 8,20).

O trecho do evangelho que trata das bem-aventuranças, verdadeiro auto-retrato de Jesus aventureiro do amor ao Pai e aos irmãos, é um paradoxo do início ao fim, embora estejamos acostumados a escutá-lo:

Bem aventurados os pobres em espírito (…).
Bem aventurados os aflitos (…).
Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça (…).
Bem aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos Céus (…). (Mt 5, 3-12)

Mas os discípulos confiavam naquele aventureiro. Já faz mais de 2000 mil anos – e vai continuar até o fim dos tempos – que as pessoas continuam seguindo os passos de Jesus. Basta lembrar os santos de todas as épocas. Muitos deles fazem parte daquela abençoada associação de aventureiros. Sem endereço, sem telefone, sem fax, sem e-mail…!

Grampulino DDD

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: