Igreja realiza lançamento nacional da CF 2009, em Aparecida

25 02 2009

cf Lançada, oficialmente, hoje, quarta-feira de Cinzas, no Santuário de Aparecida, a Campanha da Fraternidade 2009, que, este ano tem como tema: “Fraternidade e Segurança Pública” e como lema: “A paz é fruto da justiça”.

Trata-se de um evento inédito, pois, até agora, o lançamento da Campanha da Fraternidade havia sido feito em Brasília, na sede da CNBB. Esta vez, foi no Santuário de Aparecida. A Arquidiocese de Brasília fará a abertura oficial no próximo dia 1º de março, às 17h00, na Paróquia São Sebastião, em Planaltina (DF).

O evento reuniu coordenadores de pastorais e movimentos leigos da arquidiocese, bem como dirigentes de entidades e organizações cujas atividades se associam à temática da Campanha. Presidiu a cerimônia o vigário geral Padre João Ignácio Périus.

Para a abertura da Campanha da Fraternidade 2009, o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis presidiu, esta manhã, a uma Santa Missa, concelebrada pelo secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa. A celebração foi transmitida ao vivo, a partir das 9h00, pela TV Aparecida, pela Rede Vida de Televisão e pela TV Século XXI.

Após a celebração Eucarística, o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas, e o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo, presidiram a uma coletiva de imprensa, durante a qual foi divulgada a mensagem que o papa Bento XVI costuma enviar para a Campanha da Fraternidade.

Solicitado pela Pastoral Carcerária e pela Pastoral da Criança, com o apoio das demais pastorais e movimentos da Igreja, o tema “Segurança Pública” foi aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB, há dois anos, e tem como objetivo suscitar o debate sobre Segurança Pública na sociedade, bem como sobre as causas da violência e a cultura do medo. Com a CF/2009, a Igreja convoca a sociedade a promover uma cultura de paz em todos os âmbitos sociais.

Realizada desde os anos 60, a Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização desenvolvida no período da Quaresma. Os temas, todos os anos, são diferentes e têm o objetivo de despertar o espírito comunitário e cristão no povo, educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização.

.: Veja fotos da Missa – Por cancaonova.com

Fonte: Rádio Vaticana

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: