CURIOSIDADES – Dia das Meninas

3 03 2009
Bonequinhas hinaningyo

Bonequinhas hinaningyo

Gente, pra quem não sabe hoje, dia 3 de março é o Dia das Meninas, uma das festas mais comemoradas nas famílias japonesas. Conta-se que desde o século 6 essa festa já era celebrada com o objetivo de desejar saúde às meninas e, pra simbolizar, enfeita-se a casa com bonecas que a própria criança brincava.

Voltando no tempo antigo, a festa significava a purificação da alma, e os monges iam de casa em casa rezar e afastar o mau das casas. As bonecas hinaningyo —- feitas de pano, madeira ou porcelana —- até hoje são passadas de geração a geração, e devem ser colocadas alguns dias antes da data e guardadas tão logo o dia termine: segundo a tradição, se a boneca ficar exposta além da data a menina não se casará (coitadas, vê o que a cultura coloca na cabeça das pobres) e ficará logicamente pra titia, isso se ela não for filha única.

Como essas bonequinhas são feitas à mão, uma coleção delas pode valer uma fortuna. Hoje, até mesmo por falta de espaço o conjunto se reduziu a 2 bonecos, o príncipe e a princesa; e imaginar que os mais antigos chegavam a ter mais de 300 acessórios porque além das bonecas havia também os utensílios de cozinha, de banho, brinquedos, louças, tudo em miniatura.

Até acho que as meninas daqui acabaram herdando pelo menos as brincadeiras de lá né?

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: